REFLEXÕES BÍBLICAS


TEMA: Tomando as atitudes de Jesus em meio as tribulações




Texto: Mt. 26:36-45



Introdução


Quem nunca passou por uma grande tribulação? E quais foram nossas atitudes diante das tribulações? Será que nossa tribulação se compara a que Jesus sofreu no Getsêmani? E será que nossas atitudes foram, ou estão sendo igual à dele?
  

Aprendendo o texto bíblico


1.    O texto lido é uma das passagens bíblicas mais lidas e discutidas nos estudos da Palavra de Deus. Este momento único na vida de Jesus, no qual Ele vivenciou uma profunda angustia em sua alma.

2.    O Texto diz que ele vai a um lugar chamado Getsêmani, e esta palavra significa “prensa de azeite”, era neste lugar que as pessoas extraiam o azeite das oliveiras, e parece ser bem sugestivo, pois lá Jesus foi “prensado”, passou uma angustia que homem nenhum na historia em todos os tempos passou ou vai passar. Hebreus 5:7 nos diz que Ele orou com clamor e lagrimas. O filme “Paixão de Cristo” nos mostra um pouco desta angustia mas mesmo assim não consegue descrever este momento de Jesus.

3.    Mas Jesus não passa por esta tribulação sem deixar exemplos, sem deixar lições aos seus discípulos e a nós hoje em dia.





Uma verdade essencial: Diante das tribulações precisamos aprender a ter as atitudes de Jesus!

  
Quais as atitudes de Jesus que devemos ter nas tribulações?


I – Aprender a depender do próximo (vs. 37-38).


Jesus esta aqui iniciando o momento de maior angustia de sua vida, o começo de seu sofrimento. E neste momento de profunda angustia, ele não quer ficar sozinho, chama consigo os seus discípulos mais chegados, Pedro, Tiago r João.

Jesus sempre esteve perto dos seus, Ele sempre conversava com seus discípulos, ele não era apenas o Senhor, mas Jesus era amigo dos doze.

E na hora de uma profunda angustia Jesus chama os seus amigos, ele precisa de alguém perto dele, a Sua expressão é muito bonita, Ele diz: “ficai aqui e vigiai comigo”.

Jesus esta nos ensinando uma grande lição. Nós precisamos de Deus, mas nós precisamos de gente. Nas horas mais difíceis da vida é importante termos um ombro amigo pra desabafar, pra chorar, pra dizer, assim como Jesus: “fica comigo”

Por isso a importância de se criar relacionamento, de se fazer amigos. Pv . 17: 17 nos ensina que “em todo tempo ama o amigo, mas na angustia nasce um irmão”. As pessoas que não querem ajuda nunca se dão bem.

É porque precisamos de alguém nos momentos de tribulação que devemos ser abençoadores na vida das pessoas. Precisamos dar o nosso ombro para nosso próximo chorar, precisamos sofrer com ele, etc., como diz o trecho de um belo louvor: “deixe que o amor de Deus entre no seu coração e quando ver o teu irmão sofrer sozinho estende para ele a tua mão, no mundo só se vive uma vez, e só se colhe o fruto do que se plantou, as mãos que você hoje ajudar a levantar, vão aprender amar e uma dia levantar alguém que pode ate mesmo ser você”.

Que nas tribulações da vida possamos aprender com nosso Senhor a ajudar e precisar do nosso próximo.


II – Prostrar nossa vida em oração diante de Deus (vs. 39a).


Diante da sua angustia, Jesus não se desespera, não corre, ele se prostra diante do Pai em oração, ele coloca sua vida diante de Deus.

Jesus sempre foi um homem de oração, mesmo sendo o Senhor, o criador, o Deus soberano, ele passava madrugadas em oração, buscando a presença do Pai. E na hora de sua tribulação não foi diferente, ele se prostra diante de Deus em oração.

Parece que na hora das nossas angustias faltam forças pra orar, como é difícil às vezes orarmos ao Senhor, temos tantas atividades, tantas coisas tomam nosso tempo que às vezes esquecemos-nos de prostrar nosso rosto e orar ao Senhor.

E assim como Jesus os momentos de oração devem ser individuais, deve ser a expressão de um coração necessitado e carente do socorro do Senhor

Mas esta deve ser nossa atitude diante das tribulações, nos prostrar e orar ao nosso Senhor. Foi assim com Abraão, Moises, Josué, Davi, Ezequias, Pedro, Paulo e com nosso Senhor, e não pode ser diferente conosco. Crônicas nos ensina “Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar, orar e me buscar então eu ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.
  

III – Buscar a vontade de Deus (vs. 39b, 42)


Um aspecto lindo da oração de Jesus no Getsêmani foi buscar a vontade de Deus. Ele estava angustiado, sofrendo e poderia muito bem tentar fugir daquela provação, mas apesar de sua profunda angustia, ao ponto de suar como sangue ele diz ao Pai: “faça-se a Tua vontade”.

Jesus sempre buscou a vontade do Pai, Ele não viveu na Terra para se auto-satisfazer, mas Ele mesmo declarou que veio fazer a vontade do Pai, e não poderia ser diferente na hora de sua angustia.

 Quão difícil é fazer a vontade do Pai nas horas de lutas e tribulações. Diante das tribulações nós as vezes, só pensamos em nós mesmos, mas a nossa oração não deve está incompleta, podemos pedir para Deus nos tirar da prova, mas devemos terminar a oração dizendo “faça a Tua vontade ó Pai”

Estamos vivendo hoje um evangelho que faz as pessoas decretarem, não aceitarem nem buscarem a vontade de Deus. Precisamos ter cuidado pois independente do momento que passamos Deus deve fazer a Sua vontade em nossas vidas.

 A historia nos mostra homens fieis que não amaram suas vidas mas fizeram a vontade de Deus, os profetas, os juízes, os apóstolos, os missionários dentre outros.

Nosso pedido de fazer a vontade de Deus deve esta presente nos bons e maus momentos de nossa vida. Diante das tribulações precisamos buscar a vontade de Deus.

  

CONCLUSÃO



Quero destacar duas verdades gloriosas sobre a tribulação na vida do crente, tão bem expressa por Jesus no Getsêmani, que o evangelista Mateus não narra. A primeira esta em Marco 14:35-36


1 – Na tribulação nós podemos correr para os braços do Pai


A segunda esta em Lucas 22:43


2 – Na tribulação o Senhor nos conforta e nos protege


Edvaldo C.S Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário