NOSSA HISTÓRIA







Desenvolvendo sua visão missionaria a MEPB tem expandido seus trabalhos no alto sertão Paraibano e no ano de 2010 chegou a Bernardino Batista. Uma pequena cidade a mais de 500 km da capital João Pessoa, e, não diferente de muitas cidades no sertão tem menos de 5% de presença evangélica. Bernardino Batista é uma cidade isolada e de difícil acesso, há menos de três anos ainda existia 22 km de estrada de terra para se chegar. O evangelho chegou à cidade a cerca de 20 anos e não foi por iniciativa de alguma denominação, mas através de uma senhora chamada Inácia que ouvindo a radio trasmundial converteu-se a Jesus e sozinha orava pedindo a Deus que enviasse um pastor. Hoje as filhas da Irmã Inácia são membras da MEPB e testemunhas da chegada do evangelho na cidade. Alguns anos depois é que veio a primeira igreja se instalar na cidade, mas ainda não tinha um pastor residente. Algumas denominações tentaram implantar trabalhos na cidade, mas não conseguiram se firmar, devido às perseguições, falta de infraestrutura e acesso.
Um pequeno grupo remanescente do trabalho de uma denominação evangélica que não deu continuidade reunia-se na cidade (eram oito batizados e quatro congregados). Estes irmãos que não se adaptavam aos costumes de outra denominação que atuava na cidade reuniam-se aos fins de semana e cultuavam a Deus, mas eles mesmos entenderam a necessidade de estarem ligados a alguma denominação evangélica. Um dos irmãos organizadores dos cultos, nosso irmão Ruy, conheceu Jacileide (esposa do Pr. Cesário Jr.). Na ocasião o Pastor Cesário Junior atuava no sertão e residia na cidade de Sousa. Depois de alguns contatos com Ruy, na reunião do Conselho Estadual foi marcado uma data para que uma comissão visitasse aquele campo e pudesse ver a possibilidade da MEPB iniciar seus trabalhos com aquele grupo de irmãos. A comissão foi formada pelo Pastor Cesário Junior, Pr. Francisco, Pr. Inácio Jose e o irmão Edvaldo Filho. Em Maio de 2010 a comissão visitou a cidade, conversaram com os irmãos que ouviram atentamente, observaram a seriedade e compromisso da denominação e animaram-se.
Depois desta primeira visita, os contatos por telefone aumentaram e mais algumas visitas foram feitas pelo superintendente do campo (Pr. Cesário Junior) para firmar a chegada da MEPB naquele lugar.
Depois de firmado e as conversas em reunião registrada em Ata, ficou definida uma data para a inauguração oficial da MEPB em Bernardino Batista. O convite para ser dirigente daquele trabalho foi feito ao então Presbítero Edvaldo Filho, membro da MEPB - Torre que aceitou o convite. Na reunião do Conselho Estadual foram definidas as questões salariais do obreiro, a Igreja na qual estaria ligada, muito bem aceita e apoiada pela MEPB Torre recebendo total apoio dos Pastores Nelson e Fátima, feito o convite para a inauguração e posse do obreiro no dia 29 de Julho de 2010.
Um dos grandes desafios da MEPB em Bernardino Batista seria se firmar naquele lugar e não repetir o que outras denominações fizeram, ao iniciar e não continuar. Mas iniciamos na certeza que Deus cuidaria de tudo, e assim aconteceu, pois "Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus" (Fp. 1:6). E assim esta acontecendo, a MEPB tem crescido em Bernardino Batista, hoje contamos com 21 membros, 6 trabalhos semanais, já adquirimos um terreno e neste ano de 2013 inicia a construção além de realizar mais um batismo. Louvamos a Deus por sua fidelidade tão bem expressa na ajuda e apoio em todas as coisas que este trabalho tem recebido, foram avanços, visitas, um projeto missionário da JUVEP, mas principalmente o apoio da MEPB Torre, na confiança depositada ao seu obreiro e nas ajudas em todas as coisas.
A MEPB Bernardino Batista continua sendo pastoreada por Edvaldo Filho (hoje ministro da denominação) e sua esposa Elaine Carvalho. Este breve histórico é apenas o inicio, pois sabemos que Deus ainda realizara muitas maravilhas e a MEPB vai expandir o Reino de Deus nesta cidade.


A Deus toda Gloria


Nenhum comentário:

Postar um comentário